segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

MUNDURUKU - "Tudo indica ser falas de pessoas que não aceitam o protagonismo indígena"

 

Novamente em contato com o presidente da Associação Pusuru, Francinildo Cosme Kabá Munduruku, O Blog FAROFINO, tomou conhecimento de outra nota divulgada pela Pusuru, que trata deste momento em que pessoas indígenas estão sendo nomeadas em todo o Brasil para administrar os órgãos que cuidam dos interesses dos povos indígenas em todo o país, ele citou a Ministra da República - Sônia Guajajara, o Presidente da FUNAI - Joênia Wapichana, o Secretário Nacional de Saúde Indígena - Weibe Tapeba, o Secretário de Estado no Pará - Puyr Tembé, o Presidente da Fundação Estadual do Índio do Amazonas - Vanderlei Alvino; a Secretária Extraordinária dos Povos Indígenas do Amapá - Eclemilda Macial, e o Presidente da Câmara Municipal de Jacareacanga, Giovani Kabá Munduruku.

Para Francinildo Munduruku, “nós não aceitaremos ofensas onde somos desqualificados a exercermos quaisquer cargos, seja na esfera municipal, estadual ou até federal, nossa gente tem qualidade e está cada dia sendo preparados para assumir suas funções dentro de nossas aldeias e nos órgãos da federação, somos unidos em nossa causa, mesmo sabendo que forças externas se armam contra nossa gente, ainda assim, teremos forças para nos defender com as qualificações as quais nosso povo tem direito, estamos vivendo este momento, onde os Munduruku do Alto e Médio Tapajós, em Assembleia Geral Extraordinária, realizada 6 e 7/02/23, na Aldeia Waro Apômpu, indicaram para Coordenador do DSEi Rio Tapajós – Tomaz Waro Munduruku, para Coordenador Regional da FUNAI/ Itaituba – Hans Amâncio Kabá Munduruku; e, para Coordenador da CTL/FUNAI/Jacareacanga – João Akay Kabá”.

Os Munduruku, demonstram insatisfação ao se deparar com os comentários daqueles que um dia, se apresentavam como parceiros e aliados do povo Munduruku, na intenção de se beneficiar para que seus nomes fossem indicados em assembleia geral, para ocupar cargos relacionados a assistência e apoio ao povo Munduruku.

Vale lembrar que os indígenas Munduruku de hoje, já não são mais os mesmos do passado que viviam mendigando apoio de pessoas insanas que pensavam apenas no assistencialismo desse povo para se perpetuar no poder, e ficar por anos frente a órgãos de apoio as famílias indígenas.

A união desse povo indígena, é a força da unidade que valoriza sua cultura diante de tantas críticas manifestadas por aqueles que sempre desejaram está em uma função de destaques em defesa dessa gente que hoje eles tanto criticam, embora para essas pessoas que são na verdade lobos vorazes, os mesmos falam que esses nomes apresentados, fazem parte de uma associação indígena criminosa, o que é muito grave tais afirmações, pois, esse povo construiu sua história, com muita luta para chegar onde estão.

Na verdade, a nota apresenta e esclarece a sociedade a formação e experiência dos indígenas indicados pelo povo Munduruku.

Seguindo com a matéria e finalizando sua fala, Francinildo Munduruku diz “os parentes indicados tem grande capacidade científica, são todos pós-graduados e possuem elevada experiência de trabalho e/ou trabalharam na área pública, e dizer que são despreparados, incompetentes e que fazem parte de uma associação criminosa indígena, é preconceito, inveja e também um crime, a Pusuru está avaliando entrar com representação criminal junto ao MPF contra essas pessoas, para apurar crimes e danos morais coletivos contra o Povo Munduruku”.

Segue a baixo o manifesto com seu texto fiel do original expedido pela ASSOCIAÇÃO INDÍGENA PUSURU-AIP.

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE DO POVO MUNDURUKU

A Associação Indígena Pusuru – AIP, é a associação que representante o Povo Munduruku do Alto Tapajós, nos termos do art. 232, da Constituição Federal de 1988, e investida nesta legitimidade, vem, expor que:

Nós o Povo Munduruku, em Assembleia Geral Extraordinária, realizada 6 e 7/02/23, Aldeia Waro Apômpu, coordenada pelo Conselho Indígena Munduruku do Alto Tapajós - CIMAT, se fizeram presentes caciques e cacicas, guerreiros e guerreiras, professores e professoras, estudantes, pajés, homens e mulheres de dezenas de aldeias, entre os quais o cacique geral dos Munduruku Arnaldo Kabá, nesta indicamos indígenas para: 1) Coordenador do DSEi Rio Tapajós – Tomaz Waro Munduruku; 2) Coordenador Regional da FUNAI/ Itaituba – Hans Amâncio Kaba Munduruku; e, 3) Coordenador da CTL/FUNAI/Jacareacanga – João Akay Kaba. Estes nomes estão submetidos ao Governo Federal, para fins de nomeação.

Ocorre que esse protagonismo de pessoas indígenas, que estão em todo o Brasil sendo nomeadas para administrar os órgãos que cuidam dos indígenas, pelo visto nas redes sociais, blogs e outros, está incomodando pessoas, que fazem diversas matérias e falas, que tratam os indígenas indicados e nomeados como pessoas desqualificadas e despreparadas para cumprir o papel de gestores de seus interesses. Falam sem conhecer o preparo científico e experiência política e institucional dos indígenas nomeados e indicados por suas legítimas representações culturais e institucionais, logo, falam sem conhecer, ou se conhecem, falam por má-fé ou preconceito!

Assim a Pusuru vem apresentar a qualificação e experiência dos indígenas mundurukus indicados. 

1) Tomaz Waro Munduruku:

Formação: a) 2010 – Ensino Médio – Secretaria de Educação do Pará; b) 2016 – Graduação em Pedagogia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA (Resolução CONSUP 063/2013, de 11/07/2013); c) 2022 – Pós-graduado em Educação Escolar Indígena/Faculdade do Tapajós - FAT (Portaria MEC 1.157/2012, DOU 14/09/2012); d) 2022 – Curso de Capacitação do Conselho Distrital de Saúde Indígena Rio Tapajós-CONDISI/RT/ DSEi Rio Tapajós.

Experiência: a) 2007/2022 – Professor em escolas indígenas de Jacareacanga-PA, nas séries inicias até o nono ano - língua portuguesa e materna, história, geografia, matemática e arte; b) 2013/2016 – direção de escolas indígenas de Jacareacanga-PA; c) 2012/2021 – Participou como membro do Conselho Distrital de Saúde Indígena Rio Tapajós - CONDISI/RT; e d) 2022 –presidência do Conselho Distrital de Saúde Indígena Rio Tapajós - CONDISI/RT .      

2) Hans Amâncio Kaba Munduruku:

Formação: a) 1992- Mecânico Reparador do Motor Diesel – SENAI/ Santarém; b) 2009 – Ensino Médio – Secretaria de Educação do Pará; c) 2013-Formação Continuada em Educação Especial e Inclusiva/ Prefeitura de Jacareacanga; d) 2014 – Graduação em Licenciatura Plena em Letras/ Faculdade de Itaituba - FAI (Portaria MEC 2.557/2003, DOU 16/09/2003); e) 2015 – Pós-graduado em Docência Para o Ensino Superior/ Faculdade de Itaituba - FAI (Portaria MEC 279/2009, DOU 03/03/2009);

Experiência: a) 1993/2012 – 5 mandatos - Vereador em Jacareacanga; b) 2013/2014 – Professor de Língua Materna e Língua Portuguesa em escolas indígenas de Jacareacanga-PA; c) 2014 – Ministrou curso de língua indígena Munduruku na Faculdade de Itaituba – FAI; d) 2015- Coordenador do Ensino Modular Indígena do Estado do Pará; e, e) 2017/2020 - Vice-Prefeito de Jacareacanga-PA.  

3) João Akay Kaba:

Formação: a) 2004 – Ensino Médio – Secretaria de Educação do Pará; b) 2006 – Curso de Professor Indígena Munduruku/ Instituto de Educação Estadual do Pará (Resolução CEE/PA n. 162/1983); c) 2011 – Graduação em Pedagogia/ Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA/CE (Portaria Interministerial n. 821 de 31/05/1994 – DOU de 01/06/1994); d) 2022 – Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Estadual do Pará – UEPA/Altamira (Resolução CEE/PA n. 714 de 14/11/2018); e) 2023 – Mestrando em Educação Escolar Indígena/ Universidade Estadual do Pará – UEPA/ Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena – PPGEEI.

Experiência: a) 1992/2022 – Foi professor em escolas indígenas de Jacareacanga-PA, nas séries inicias até o nono ano -ministrando disciplinas de língua portuguesa e materna, história, geografia, matemática e arte; b) 1999/2006 – Exerceu a direção de escolas indígenas de Jacareacanga-PA; c) 2009/2016 – Coordenador de Educação Escolar Indígena no Sistema de Jacareacanga; d) 2017 - Assessoria Parlamentar na Câmara Municipal de Jacareacanga-PA; d) 2020/2022 - Membro do Conselho Indígena Munduruku do Alto Tapajós.

Esses dados mostram com clareza que são indígenas de elevada capacitação científica e considerável experiência em diversas atividades, em parte correlatas com as atividades dos cargos para os quais foram indicados.

Tudo indica, que são falas de pessoas que não aceitam o protagonismo indígena, mas terão de aceitar que os indígenas passam a cuidar de seus interesses, como todo ser humano, poderão acertar e também errar, mas, é inegável que os estudos, a prática e o trabalho firme, fará dos indígenas indicados ainda mais preparados para ocupar cargos, ter ainda mais sucesso, administrar de forma eficiente e honrar a confiança depositada por nosso Povo Munduruku. Como todo trabalho há riscos de fracasso e sucesso, mas nós confiamos nos parentes indicados e mais que isso vamos seguir lutando e ajudando, para que tudo dei certo!      

Após conhecer estes dados esperamos que parem com essa fala de que são indígenas despreparados e incompetentes ou que fazem parte de uma associação criminosa indígena, após conhecer, seguir assim falando, vamos sentir como manifestação de preconceito!

 FRANCINILDO COSME KABA MUNDURUKU

PRESIDENTE DA AIP

 FF- Força e foco, povo Munduruku.

Reproduzido do Blog FAROFINO

Nenhum comentário: